Minerais

    Minerais são elementos ou compostos químicos com composição definida dentro de certos limites, cristalizados e formados naturalmente por meio de processos geológicos inorgânicos, na Terra ou em corpos extraterrestres.
    A composição química e as propriedades cristalográficas bem definidas do mineral fazem com que ele seja único dentro do reino mineral e, assim, receba um nome característico.
    A composição química é uma das propriedades mais importantes na identificação e classificação de um mineral. A classificação mais utilizada é aquela que leva em consideração esse parâmetro. De acordo com a composição química os minerais são classificados em 12 classes com base no ânion ou radical aniônico dominante em sua fórmula química.

Classificação sistemática dos minerais:
    
  • Elementos Nativos: Ouro (Au), Enxofre (S), Prata (Ag).
    Ouro
    Cerca de 20 elementos se encontram como minerais sob forma não combinada, dizendo-se que ocorrem no estado nativo e são divididos em metais, semimetais e não metais. Os mais comuns dividem-se em três grupos isoestruturais: O grupo do ouro: ouro, prata, cobre e chumbo; o grupo da platina: platina, paládio, irídio e ósmio e o grupo do ferro: ferro e ferro-níquel.

Postagens mais visitadas deste blog

Os amonóides

A HISTÓRIA DA GEOLOGIA NO BRASIL

“FÓSSEIS VIVOS”